Somos a Equipe Liga do Axé, participantes da Gincana Axé Brasil 2011. Composta por 10 apaixonados pelo Axé, temos um único objetivo. Competir de forma saudável e democrática a fins de fazer desta uma das maiores gincanas já organizadas pela DM. E claro, ir para o Axé e curtir com os amigos toda essa adrenalina, toda essa paixão, toda essa energia positiva que o Axé Brasil nos proporciona.
MICARETEIROS NATOS !!!
Salve Salve Micareteiros e Micareteiras de Plantão.
Pelo fato de termos tido algumas dificuldades para acessar o nosso blog, iremos postar aqui o que a equipe @LigadoAxe2011 aprontou nesses últimos dias.
Colocando em prática a tarefa de número 4, e do nada surge a nossa bandeira.
AAh esse foi o melhor, depois de uma chuva para refrescar nosso sabadão (02/04) a equipe reuniu na Praça do Povo (Praça 7) e gravou o vídeo que despertou a curiosidade de todos que passavam por ali. Ah gostaria de mandar um abraço aqui aos nossos concorrentes da @ligadosfas que passaram por ali em pequeno grupo, logo após as gravações e saudou a todos nós, contribuindo para um espírito de competitividade saudável.
"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la." Barbara Pletcher olham para
Nossa vida é como uma linda rosa, que cultivamos e cuidamos para que ela só possa nos proporcionar bons momentos.
Doar sangue por que? eu não vou pecisar !
Uma frase pequena e muito significativa na vida de uma pessoa, que espera uma vida paravoltar a sorrir e ter uma vida melhor.
Um simples gesto que faz a diferença Doar: é tão bom, levar esperança para aqueles a sua volta que as vezes agente nem sabe que precisa desse gesto de solidariedade que poucos praticam.
Sobre a Campanha
A proposta é mobilizar a comunidade acadêmica e o público externo para a doação de 5ml de sangue, suficientes para o exame de compatibilidade.
Em Minas Gerais, atualmente, 37 pessoas esperam por um doador e, de acordo, com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são realizados 1.800 transplantes por ano em todo o País.
Para encontrar uma medula compatível para a realização de um transplante. A ajuda de cada um que puder fazer o exame de sangue aumentará a chance de encontrar uma medula. Além de criar e ampliar uma nova oportunidade de vida para várias crianças e adultos do Brasil.
A HISTÓRIA DE MARIANA
COMO PARTICIPAR:
Para se tornar um doador é necessário ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. Após o cadastro, será coletada uma amostra de sangue de 5 ml, de onde poderão ser identificados os tipos de glóbulos brancos e antígenos leucocitários humanos (HLA).
Os dados do doador serão registrados e, quando houver um receptor compatível para a doação, ele será requisitado.
A doação é efetuada em um centro cirúrgico especializado. A medula óssea é retirada do interior de ossos da bacia por meio de punções e o doador, em apenas 15 dias, tem a medula reconstituída no organismo.
O SERVAS – MG, Serviço Voluntário de Assistência Social foi fundado no início da década de 50 pela Sra. Sara Kubitscheck, tendo como objetivo principal dar suporte à maternidade e à infância, trabalhos que foram estendidos posteriormente para a área educacional. Mais tarde em meados de 1956, a entidade foi desvinculada do Governo Estadual, a partir daí foi criada a Associação Mineira de Orientação e Apoio à Maternidade e à Infância (Amoami), que tinha por finalidade propor iniciativas voltadas para a área da saúde.
Desde a sua fundação o Servas propõe ampliar sempre os seus objetivos, buscando articular convênios com iniciativas privadas. Dessa forma, as ações do Servas, hoje, se estendem à busca de soluções para diversos problemas sociais do Estado de Minas Gerais, promovendo campanhas para desenvolver suas atividades, com a finalidade de garantir a inserção permanente do cidadão na sociedade, são recebidos durante todo ano donativos que são distribuídos para os mais necessitados.
Missão
“Promover e executar programas e projetos sociais,
como ações complementares às políticas públicas,
apoiando as entidades sem fins lucrativos do Estado de
Minas Gerais, em parceria com os setores público e
privado e a sociedade civil, visando à melhoria
das condições de vida da população.”
O Servas presta serviços voluntários assistenciais, sem fins lucrativos, buscando manter, promover, apoiar e coordenar atividades assistenciais no Estado, através de estabelecimentos especializados de assistência social, promovendo o amparo social da coletividade, investindo na promoção humana da população de baixa renda, beneficiando a família, infância, o adolescente, idoso, o portador de deficiência e o ex - toxicômano.
Desenvolvendo um papel importantíssimo há 60 anos, o Servas tem grande importância para inúmeras famílias e para a sociedade como um todo. Muitos trabalhos já foram realizados, muitas famílias contempladas por seus programas, várias realidades de crianças, jovens e adultos mudaram a partir desses programas sociais. Na tentativa de amenizar o sofrimento humano e vem mostrando resultados há tempos, vale a pena destacar esta grande entidade que nesse ano comemora os seus 60 anos de muitas ações positivas para a população Mineira.
São desenvolvidos inúmeros programas sociais que complementam as atuações do poder público, como os programas:
Vita Vida que distribui alimentos complementos alimentar desidratados, desde a sua criação o programa já produziu e distribuiu gratuitamente mais que 11.980.080 porções alimentícias.
O programa Minas Solidária mobiliza a sociedade contra as conseqüências das chuvas, criado desde 2003 o programa já atendeu cerca de 953 famílias de 60 municípios.
Centro Solidário – Educação, alimentação e lazer para crianças, de 13 municípios mineiros.
Vozes do Morro – Um programa de grande relevância cultural que divulga e valoriza a criatividade da produção muscial de BH, Ibiité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.
A Campanha Volta éuma grande rede de parceiros numa mobilização de solidariedade e apoio a quem tem parentes desaparecidos.
Lançado no dia 5 de junho de 2006 pela presidente do Servas, Andréa Neves, e pelo governador Aécio Neves, o programa forma uma rede de solidariedade integrada por entidades empresariais, postos de gasolina, farmácias, supermercados, empresas de ônibus, além de prefeituras, hospitais, postos de saúde e escolas estaduais, com objetivo de divulgar dados dos desaparecidos.
“Esse é um drama da sociedade que exige ação efetiva
do poder público. Mas que não pode ser superado
sem a presença viva e mobilizada da sociedade".
Aécio Neves
Proteja Nossas Crianças - tem o objetivo de sensibilizar a população contra a violência doméstica e sexual cometida a crianças e adolescentes e sobre a importância de denunciar esses crimes. Por meio da campanha, filmes, anúncios, cartazes e panfletos estimulam a população mineira a denunciar casos de violência por meio do Disque Direitos Humanos (0800 31 1119). As denúncias são encaminhadas aos conselhos tutelares, ao Ministério Público e às polícias Civil e Militar. O sigilo é garantido ao denunciante que receberá um número de registro para acompanhar a investigação.
O Programa de Apoio às Entidades (PAE) tem como finalidade dar suporte a entidades sociais de ação continuada - asilos,creches e similares - para que melhorem e ampliem a assistência a seus respectivos públicos. O programa foi consolidado pela presidente do Servas , Andréa Neves e tem o apoio do Governo de Minas e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança (Cedca).
Digna Idade – oferece suporte às instituições que atendem a população idosa do estado. O Programa garante investimento para a estrutura física, aquisição de equipamentos e utensílios e capacitação de pessoal nas áreas administrativa se de atendimento ao idoso.
CMRR - O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) é um espaço aberto aos municípios, escolas, comunidades, associações e cidadãos no apoio ao tratamento adequado de resíduos e promoção do consumo consciente. Oferece informações, experiências e ações para transformar resíduos em geração de renda e para melhor aproveitamento e preservação dos recursos naturais.
Brinquedoteca - é um programa direcionado a crianças em escolas, creches e hospitais públicos e filantrópicos, oferecendo suporte lúdico a profissionais que lidam com esse público. É desenvolvido em três modalidades: Brinquedoteca Hospitalar, Móvel e Caixa de Brinquedos.
Valores de Minas - É um programa que oferece a jovens das escolas estaduais oficinas de arte com o objetivo de possibilitar aos estudantes formação cidadã e crescimento pessoal. Lançado desde, o programa beneficia, por ano, cerca de 500 estudantes.
São oferecidas oficinas de teatro, circo, música, dança, artes plásticas. Também constam do currículo aulas de história da arte, literatura, ética e cidadania. Os alunos participam ainda da vida cultural da cidade. Nos finais de semana são oferecidas aulas de reforço escolar.
"Expressar-se por meio da arte é uma das formas de
manifestação mais puras, mais belas do ser humano.
O Valores de Minas almeja ir além. Busca formar
cidadãos, fazendo das atividades pontes
para o crescimento de cada jovem."
Antônio Anastasia
A Ação Conta com a Gente, desenvolvida em conjunto pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Sedese), Copasa e Servas, com o apoio do Ministério Público, beneficia as entidades de assistência social atuando em dois eixos: subvenção e incentivo ao apadrinhamento das contas da Copasa. A ação une forças com a Cemig, que possibilita esses mesmos benefícios nas contas de energia por meio de programa próprio.
“A gratidão ! Gente que faz o bem recebe o bem, todas as pessoas que ajudei tem uma gratidão, mesmo que seja por uma reza, olhar ou um abraço. A vida fica cheia de graça!”
Vera Lucia - Gerente do Programa Digna Idade (Servas-MG)
Em entrevista concedida para a Equipe Liga do Axé, a colaboradora Vera Lucia – Gerente do Programa Digna Idade (Servas-MG) relatou a experiência e a motivação de fazer parte da organização, agregando experiências profissionais para sua vida pessoal. Nm bate papo irreverente onde ela ressaltou os ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) onde desenvolve seu trabalho.
Liga do Axé: O que o Programa Digna Idade agregou na sua vida ?
Vera Lucia: - O prazer em ajudar, fazer o bem é muito gratificante e temos que levar para a vida !- Nossa, é muito bom ! Todas as minhas colegas de trabalho ficam realizadas pelo trabalho desenvolvido, pois a gratificação o retorno das pessoas vem de uma forma muito rápida, você ajuda de uma maneira que realmente modifica a vida das pessoas, no meu caso que trabalho com as ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) realizamos um levantamento das necessidades prioritárias oferecendo recursos para melhoria na qualidade de vida, em troca recebemos o carinho o afeto como melhor forma de pagamento. Esse espírito de solidariedade modifica a vida de um ser humano, a vida fica mais afável !
Liga do Axé: Como sua família se interage com o Programa ?
Vera Lucia: - De maneira bem ativa. Levo todas as informações para casa, os folders ficam na mesa da minha sala de estar, não tem como uma visita tomar um café e não levar informações sobre o programa, levo o Servas-MG para a minha vida, quero muita saúde para desenvolver o meu trabalho !
Liga do Axé: Um fato marcante no Programa Digna Idade ?
Vera Lucia: - A gratidão! Gente que faz o bem recebe o bem, todas as pessoas que ajudei tem uma gratidão, mesmo que seja por uma reza, olhar ou um abraço.A vida fica cheia de graça !
A Equipe Liga do Axé parabeniza o Servas pelo papel desenvolvido ao longo de toda trajetória desde a sua fundação e parabenizamos também pelos seus 60 anos. Gostaríamos de deixar registrado aqui a imensa gratidão que toda e equipe teve ao realizar essa pesquisa, foi muito bom e de grande relevância conhecer os trabalhos, programas e ações realizados pelo Servas. Registramos também o nosso muito obrigado aos organizadores da Gincana Axé Brasil, pois através desta tarefa pudemos conhecer muito mais esta entidade e o seu grande papel na sociedade.
Faltam pouco mais que 2 horas para ser divulgada a primeira tarefa da #GincanaAxéBrasil. Todas as equipes unidas por uma única paixão já estão insanas para saber o que fazer, como fazer, e fazer com excelência, afinal estamos falando do maior evento de Axé do Planeta.
É necessário lembrar sempre do espírito de competitividade saudável. Desde o início já podemos ver um certo entrosamento e boas relações entre equipes nem só de Minas mas do Brasil inteiro. Para nós calouros da equipe #LigadoAxé isso é muito bom e aumenta em grandes proporções a vontade de participar e competir sempre.
A equipe é composta pelos seguintes micareteiros apaixonados e praticantes, rsrs - Edrísia, Hudson, Gilmara, Edson, Crislaine, Alessandra, Poliana, Jean, João Paulo e Rodrigo. Chegando com tudo na primeira competição da #GincanaAxéBrasil .